Yoko Taro e NieR: Automata salvaram a PlatinumGames, segundo colega

Não é muito comum ouvirmos falar de grandes agradecimentos nominais no mundo dos games fora das grandes premiações e eventos, mas a PlatinumGames tem muito a agradecer ao diretor Yoko Taro e o sucesso de seu NieR: Automata.

E quem afirmou isso foi o próprio colega Hideki Kamiya, diretor de Bayonetta e The Wonderful 101, ao afirmar que o colega salvou a desenvolvedora do fim iminente:

O sucesso de NieR deu à Platinum uma nova base de fãs, um crescente elenco de profissionais, uma história de sucesso brilhante, candidatos de alta qualidade para nossas vagas e uma grande ajuda. Normalmente, não posso deixar de fazer tudo sozinho... é uma história lamentável, mas dizer que Yoko salvou a Platinum não seria um exagero. Não consigo agradece-lo o suficiente. - afirmou Kamiya em seu Twitter, segundo tradução publicada no NeoGAF.

E não é de se estranhar a declaração aberta, pois é preciso lembrar que a PlatinumGames investiu os últimos 5 anos de trabalho e uma soma inimaginável de dinheiro na produção de Scaleboud, que figurou como uma grande promessa nas últimas duas edições da E3, antes de ser cancelado pela Microsoft.

Scalebound, que seria um exclusivo do Xbox One, foi cancelado em janeiro de 2017 depois de muitas especulações sobre problemas de relacionamentos, de produção e nos acordos entre a desenvolvedora e a Microsoft. Sendo a propriedade intelectual da própria Microsoft, não houve o que a Platinum pudesse fazer, conforme especulado pela IGN na época.

O jogo estava sendo dirigido pelo próprio Hideki Kamiya, que não escondeu sua decepção e deixou a desenvolvedora na berlinda.

Lembramos ainda que, em 2016, o CEO da PlatinumGames, Atsushi Inaba, afirmara que: "se a desenvolvedora não criar uma IP própria para se tornar realmente independente, ela não terá futuro".

O jogo de Yoko Taro, NieR: Automata, e sua personagem principal, 2B, viraram uma febre, principalmente no Japão

O jogo de Yoko Taro, NieR: Automata, e sua personagem principal, 2B, viraram uma febre, principalmente no Japão

Yoko Taro ao resgate

Depois do escândalo de Scalebound, parecia que o fim estava próximo. Porém, o trabalho em parceria com a Square-Enix e Yoko Taro vieram salvar o dia.

Mesmo desacreditado no início de sua produção devido às fracas vendas do jogo original, a sequência NieR: Automata e Yoko Taro receberam um grande financiamento e a luz verde da Square-Enix para produção pela PlatinumGames. O resultado foi um explosivo sucesso e salvou o estúdio da ruína.

NieR: Automata tornou-se, desde o lançamento, um fenômeno tanto no mundo dos games quanto da cultura pop. Além de ter recebido aplausos da crítica pela qualidade e pela diversidade, o jogo gerou uma grande base de fãs que se dedicaram a adorar tanto a personagem principal, 2B, quanto o mundo de NieR. Mais de 1 milhão de cópias foram vendidas no primeiro mês apenas no Japão e apenas para o PlayStation 4, da Sony.

Parece que realmente não existem agradecimentos suficientes à Yoko Taro por parte de Kamiya e da PlatinumGames.

css.php