Xbox Game Pass é o nome do novo serviço de aluguel de games por assinatura da Microsoft que permite aos usuários baixarem os jogos de um catálogo com mais de 100 títulos em seu Xbox One ou PC pagando apenas US$ 9,99 ao mês.

O serviço vem sendo constantemente comparado ao Netflix e foi anunciado em fevereiro, AQUI no WannaPlay, com a promessa de assumir a liderança entre os serviços de “aluguel de jogos”. Os assinantes pagam a taxa única e podem baixar os jogos da biblioteca do Xbox Game Pass para jogar a vontade enquanto permanecerem no catálogo. Além disso, a assinatura dá direito a desconto de 20% nos preços para quem quiser comprar os jogos definitivamente.

O serviço oferece ainda 14 dias grátis para quem for assinante da Xbox Live with Gold e quiser experimentar a novidade. O Xbox Game Pass abre suas portas na Europa e nos Estados Unidos na próxima semana, dia 1º de junho, no Xbox One e no PC.

A lista completa de games que farão parte do catálogo inicial do Xbox Game Pass traz mais de 100 jogo e pode ser vista AQUI (clique em “All (A-Z)” para ver todos os jogos) e conta inicialmente com Halo 5, Gears of War 3, Sunset Overdrive, Resident Evil 0, a trilogia completa de BioShock, além dos indie games Spelunky, Terraria, Brothers, Stacking e muito, muito mais.

Serviço Xbox Game Pass da Microsoft vem sendo chamado de "Netflix dos games".
Serviço Xbox Game Pass da Microsoft vem sendo chamado de “Netflix dos games”.

Sem Xbox Game Pass no Brasil por enquanto

A notícia triste é que a Microsoft ainda não tem data de lançamento para o Xbox Game Pass aqui no Brasil ou mesmo estimativa de preço. Porém, seguindo a tradição da empresa, ele deve chegar às demais regiões do planeta em breve, seguindo o lançamento nos Estados Unidos.

A concorrente PlayStation, da Sony, possui hoje o serviço PlayStation Now, que também permite aos assinantes jogar uma catálogo de games, porém através de streaming, o que liga a qualidade da jogabilidade diretamente à qualidade da conexão de internet do jogador. O modelo da Microsoft, ao contrário, permite baixar os jogos para o console – exatamente como acontece quando o usuário realiza uma compra -, porém para serem jogados apenas enquanto estiverem no catálogo do Xbox Game Pass.