Super Mario Run foi mais uma das novidades da Nintendo para 2016. O jogo para celulares iPhone e tablets iPad alcançou os 37,2 milhões de downloads nos três primeiros dias em que foi disponibilizado na App Store para os aparelhos iOS da Apple.

Destes 37,2 milhões de downloads, um total de 10 milhões aconteceu apenas no dia 15 de dezembro, o lançamento do game. E mais dados da consultoria App Annie impressionam ao revelarem que cada usuário jogou ao menos 2,4 vezes por dia, numa média de 5 minutos e 35 segundo de jogo, bastante alto para games mobile.

Super Mario Run foi lançado em 60 países e atingiu o topo de downloads da App Store em pouquíssimo tempo. Lembrando, é claro, que o jogo possui download gratuito, com a necessidade de desbloquear novo níveis pelo preço de US$ 10 o pacote completo.

Os usuários do Brasil encontrarão o jogo em português PT-BR. O game deve chegar aos smartphones Android futuramente e requer uma conexão permanente com a Internet para ser jogado.

O jogo é o primeiro dos cinco títulos que a Nintendo pretende lançar durante este e o próximo ano para smartphones, em parceria com a desenvolvedora DeNA. Não faz parte desses cinco jogos o Pokémon GO, lançando também em 2016, desenvolvido pela Niantic.

Super Mario Run foi lançado no iPhone e iPad, mas dever chegar aos aparelhos Android no futuro.
Super Mario Run foi lançado no iPhone e iPad, mas dever chegar aos aparelhos Android no futuro.

Destalhes sobre Super Mario Run

Como um game de rolagem lateral, Super Mario Run coloca o personagem principal, Mario, para correr automaticamente para a direita na tela, sendo que o jogador terá controle sobre o pulo do personagem, bastando para isso pressionar a tela do dispositivo.

O jogo traz também a funcionalidade multiplayer, colocando jogadores para disputar com seus amigos e outros gamers por todo mundo, em placares de classificação de tempo e pontuação.

A grande experiência da Nintendo na produção de jogos no estilo plataforma foi positivamente investida neste game, com designs de fase capazes de trazer uma boa experiência para o jogador, mesmo sabendo que o único controle que temos sobre o personagem é do movimento de pulo.

A verticalidade foi muito bem explorada no design de fases e permite uma perfeita adaptação do jogo para os aparelhos mobile e as telas limitadas dos smartphones e tablets.

Para experimentar, basta buscar por Super Mario Run na App Store do seu celular ou tablet iOS, lembrando que o software roda apenas em sistemas iOS 8.0 ou superiores.