Quase um ano após o lançamento, a situação de Street Fighter V é bastante delicada. Segundo o mais recente relatório financeiro da Capcom, o último título da franquia vendeu apenas 100 mil cópias entre os meses de março e dezembro, totalizando 1,5 milhões de vendas gerais. Os números incluem cópias digitais.

Se fizermos um comparativo com outros títulos, é evidente o fracasso de Street Fighter V. Para termos uma idea, os concorrentes Mortal Kombat X e Super Smash Bros tiveram mais de 5 milhões de cópias comercializadas cada, enquanto seu antecessor, Street Fighter IV, vendeu quase 7 milhões, somando suas três versões: original, “Super” e “Ultra”.

O fiasco da quinta iteração deve fazer com que Street Fighter perca o posto de segunda maior franquia da Capcom para Monster Hunter, que vem tendo boa performance há bastante tempo. A série mais rentável da produtora japonesa continua sendo Resident Evil, o que provavelmente não mudará por um bom tempo.

Street Fighter V - Akuma Screenshot
Akuma chegou a Street Fighter V no final do ano

Os problemas de Street Fighter V

O fraco desempenho se dá, principalmente, aos erros cometidos no lançamento, que parecem ter impactado toda a cauda longa do título.

A estratégia de colocar o game à venda com foco no cenário competitivo, omitindo conteúdos como o Modo Arcade e o Modo História (disponibilizado meses depois) foi visto de forma bastante negativa pelos jogadores. O sentimento de que o jogo saiu incompleto é algo que permanece até hoje, mesmo com as diversas atualizações feitas pela Capcom ao longo do tempo.

O modelo de lançamento de personagens por temporada, escolhido pelos produtores como alternativa às edições de meia-vida, parece não ter vingado também. Até o anúncio de lutadores icônicos, como Akuma e Urien, foi recebido com certa frieza pela comunidade, e não parece ter contribuído em nada com as vendas do jogo. Muitos jogadores reportam que estão no aguardo de uma “edição definitiva”, algo que não parece estar nos planos da Capcom.

A empresa, entretanto, não pretende abandonar o game. Em dezembro, o produtor executivo Yoshinori Ono, em entrevista à revista Famitsu, prometeu continuar dando suporte ao game até 2020, trabalhando para solidificar Street Fighter V entre os eSports.