A Sony está encerrando as atividades da Guerrilla Cambridge, um dos braços europeus da Guerrilla Games, que desenvolveu jogos como RIGS: Mechanized Combat League, uma das melhores experiências VR da atualidade, além da franquia MediEvil, Primal, Ghosthunter e o jogo Killzone Mercenary, para o PS Vita.

Segundo a Sony, o fechamento da SCEE Cambridge, como era conhecido o estúdio, faz parte de uma reestruturação planejada de desenvolvimento “com o intuito de alcançar os objetivos estratégicos, sendo necessário realizar algumas mudanças na estrutura europeia de seus estúdios.”

A Guerrilla Games Amsterdam, desenvolvedora do tão aguardado Horizon: Zero Dawn e da série Killzone não será afetada pela mudança.

Além disso, a Sony afirmou que tentará alocar os profissionais em outros projetos dentro do possível e também auxiliará os demais a prospectar recrutamentos na região. Por sorte, para os que ficarem desempregados, Cambridge é uma região de profusão na área do desenvolvimento com importantes empresas como a Frontier, Ninja Theory, Jagex, entre outras, conforme afirmou o site Game Industry.

A Sony está abrindo mão da desenvolvedora de RIGS, uma das melhores experiências VR da atualidade.
A Sony está abrindo mão da desenvolvedora de RIGS, uma das melhores experiências VR da atualidade.

Em nota a empresa afirmou ainda que “Apesar de aceitarmos que esta decisão significará a perda de excelentes profissionais do nosso grupo, focando em outros estúdios com grandes projetos em desenvolvimento (incluindo a continuidade do trabalho sobre o PlayStation VR), acreditamos que fortaleceremos nossa posição seguindo adiante e oferecendo o melhor conteúdo possível com a maior qualidade para nossos jogadores.

Esta decisão não tirará o brilho dos incríveis jogos e serviços que a Guerrilla Cambridge desenvolveu para nós.”

O estúdio em vias de fechamento existe há 19 anos e ficou conhecido, além do desenvolvimento e da sua criatividade, também pelo trabalho com as universidades locais, captando novos talentos para a indústria dos games.

Nenhum outro estúdio ligado à Sony será impactado, segundo afirmou a própria empresa.