O time brasileiro de Counter-Strike: Global Offensive da SK Gaming está com tudo e partiu para cima dos americanos da Cloud9 no último domingo (9) para vencer a final do torneio da ESL One Cologne, que acontece na Alemanha, superando algumas das maiores equipes de CS:GO do mundo.

No ano passado a equipe brasileira perdeu para a Cloud9 durante o segundo split da ESL Pro League e a vitória desta semana teve gosto de revanche e alma lavada.

Para não restarem dúvidas da vitória arrasadora sobre os adversários, o time da SK Gaming já começou dominando no mapa Cobblestone, jogando como terroristas, assumindo a liderança desde a primeira parte com um placar esmagados de 10 a 5, lançando mão das jogadas absurdas de coldzera, limpando a área e salvando o dia contra diversos adversários de uma vez.

A supremacia da primeira etapa se comprovou com a alta taxa de coleta do time, que apostou no armamento pesado enquanto a Cloud9 corria atrás dos drops para compensar o atraso.

Já no início da segunda metade os americanos chegaram a ameaçar esta supremacia, mas os brasileiros assumiram novamente a liderança utilizando toda a tática e a habilidade dos seus atletas, convertendo o placar e fechando em 16 a 9.

Cloud9 mostra as garras

A segunda jogada aconteceu no intrincado mapa Train, desta vez com a SK Gaming no time dos contraterroristas. Sentindo-se em casa, o tima da Cloud9 mostrou um grande empenho e favoritismo na primeira metade, colocando um placar de 10 a 5 sobre os brasileiros. Mas, depois da troca de lado, o time da SK Gaming conseguiu correr atrás e empatar em 10 a 10 com os adversários, garantindo mais vitórias nos outros rounds e recuperando a liderança, fechando a partida por 16 a 12.

Final alucinante no Inferno

Já a terceira e última etapa da final do campeonato aconteceu no tradicional mapa Inferno, com a Cloud9 abrindo o placar para os contraterroristas e vencendo a primeira parte por 10 a 4. Mais uma vez os brasileiros correram atrás e empataram a partida por 10 a 10, culminando em um segundo half alucinante, com empate até os 14 a 14!

Na sequência a SK Gaming conseguiu virar o jogo, vencer e levar o título com um placar de 16 a 14, garantindo o terceiro título da equipe em menos de um mês!

SK Gaming conquistou três títulos importantes em apenas um mês no Counter-Strike: Global Offensive.
SK Gaming conquistou três títulos importantes em apenas um mês no Counter-Strike: Global Offensive.

Uma punição está por vir

Depois da vitória emocionante, é possível que a SK Gaming perca parte da premiação do ESL One Cologne por conta de uma irregularidade. Durante uma pausa técnica na final os atletas brasileiros conversaram sobre táticas no chat do jogo, o que é uma infração ao regulamento.

Tudo aconteceu no segundo half do mapa Train no confronto da final. Problemas técnicos motivaram uma pausa no torneio e a transmissão do evento mostrou os membros do SK Gaming escrevendo no chat e combinando estratégias, a que se deu a infração. Marcelo “coldzera” David deu orientações aos companheiros, recebendo respostas de Epitácio “TACO” Pessoa e Gabriel “FalleN” Toledo, que também utilizaram o chat.

Durante as pausas por problemas técnicos não há abertura para conversa entre os atletas, que só podem se comunicar durante as pausas regulamentares (táticas) do torneio.

Em relação ao assunto, o gerente de produção sênior da ESL, Alexander Nehr, confirmou que a conversa foi uma infração. “Não é permitido falar ou conversar no chat durante uma pausa técnica, como está escrito na nossas regras. O juiz percebeu pediu para a equipe parar imediatamente. Por conta da violação do regulamento o time será penalizado com dedução no prêmio”.

Com isso o valor de US$ 100 mil ganho pela SK Gaming pelo título será reduzido. A ESL não informou qual será o total da redução.

De acordo com o vice-presidente de ProGaming da ESL, Ulrich Schulze, o valor do prêmio que for debitado do time punido será redistribuído entre os demais participantes da competição.

Conversa da SK Gaming durante pausa técnica foi considerada ilegal e deve gerar punição à equipe.
Conversa da SK Gaming durante pausa técnica foi considerada ilegal e deve gerar punição à equipe.

SK Gaming vencendo pelo mundo

Com a vitória, depois de terem vencido também o DreamHack Summer, na Suécia, em 19 de junho, e a terceira temporada da Esports Championship Series (ECS), na Inglaterra, em 25 de junho, a equipe embarca agora para a PGL Major de Cracóvia, na Polônia.

Para conhecer e acompanhar o trabalho da equipe profissional brasileira SK Gaming, siga-os pelo Twitter.

Boa sorte para nossos atletas brasileiros do eSport e que venham mais títulos de peso ainda este ano!