Está no ar o Podcast SUPERNOVAS #74 levantando a grande questão sobre os jogos AAA e suas loot boxes, o tão comentado Cuphead, os lançamentos no mundo dos games de corrida, além das nossas SUPERDICAS do mês!

NOTÍCIA SUPERCOMENTADA DA SEMANA!

Passes de Temporada, Loot Boxes e outras formas de faturar sobre o jogador não são novidade na indústria do games. Os famosos games “freemium” utilizam destas artimanhas como forma de garimpar o dinheiro do jogador conforme ele avança no jogo já faz algum tempo.

Porém, dois jogos levaram este “garimpo financeiro” para um outro nível. Tratam-se de Forza Motorsport 7 e Middle-earth: Shadow of War, dois jogos que estão em voga tanto pelas críticas positivas quanto pelo uso de loot boxes.

É de se esperar que um jogo gratuito busque formas de monetizar sobre os jogadores ao longo da vída útil do game. Porém, apesar de loot boxes não serem novidades nos jogo Triple AAA, que custam uma soma considerável de dinheiro na aquisição, anteriormente esta forma de rentabilidade ficava restrita às skins e outros itens estéticos, que raramente atrapalhavam ou ajudavam a jogabilidade.

Acontece que os recém-lançados Forza Motorsport 7 e Middle-earth: Shadow of War lançaram uma nova tendência: loot boxes que não se limitam à itens estéticos, mas também armas, armaduras, bônus de experiências e até personagens extras para sua equipe. Itens estes que realmente fazem a diferença na jogabilidade.

Os desenvolvedores alegam que estes itens são opcionais e não fazem diferença na jogabilidade, mas então por que será que as loot boxes estão ali?

Bob Roberts, designer de Middle-earth: Shadow of War, afirma que “estes itens compráveis estão lá para quem não tem tempo livre o suficiente para jogar de forma massiva e precisa de auxílio para viver a experiência completa do game de forma mais imediata. É a mesma coisa que adicionar novas dificuldades ao jogo, tornando o espectro do jogo difícil para o fácil ainda maior.”

Porém este debate ainda vai um pouco além em Shadow of War, já que alguns jogadores afirmaram que a desenvolvedora Monolith “escondeu” o final verdade do jogo em um modo plus, acessado apenas depois de terminar a campanha normal, que dificilmente poderá ser superado sem as loot boxes.

É importante saber que em momento algum o jogo força o jogador a gastar seu dinheiro, já que as próprias loot boxes podem ser adquiridas através de algumas missões especiais. Porém jogadores relatam que isto só é possível às custas de um enorme investimento de tempo, garimpando cada novo Orc para seu exército na unha, em missões tediosas.

Já em Forza Motorsport 7 o buraco é muito mais embaixo. Enquanto nas edições anteriores da franquia o jogador era recompensado pelo seu bom desempenho nas corridas com crédito para comprar carros melhores, Forza 7 traz a mecânica dos “Prize Crates” somada às já conhecidas Mod Cards, que permitem acessar novos desenvolvimento e novos veículos. Esta soma de forças seria positiva caso as Mod Cards continuassem com número ilimitado de uso, o que não é o caso. Cada card pode ser usado entre 1 ou 5 vezes, o que impede o jogador de conseguir carros de tiers mais altos sem comprar novos cards.

A compra de cards via dinheiro real ainda não está disponível, mas compreendendo as mecânicas de acesso aos veículos do jogo, é de se esperar que cheguem logo. A própria desenvolvedora afirmou que os Tokens (moedas virtuais do jogo), compráveis com dinheiro real, devem chegar em breve “para acelerar as coisas”.

Mesmo os compradores da Ultimate Edition de Forza 7 não terão acessos aos tradicionais bônus de experiência vitalícios. O Season Pass do game dará acesso a apenas 5 bônus que poderão ser utilizados 5 vezes cada, ou seja, em um total de 25 corridas.

PEQUENOVAS!

Diretor da Microsoft, Albert Penello, afirmou que a empresa “aprendeu com o Kinect e com o Wii que transformar a típica experiência dos games para a realidade virtual não é uma estratégia vencedora.[…] Nós não queremos distrair os desenvolvedores com isso agora.” No restante da entrevista ficou claro que a Microsoft deve investir em tecnologias VR no futuro, porém acreditam que a hora não é agora.

Street Fighter V: Arcade Edition chegará ao PlayStation em 16 de janeiro de 2018, incluindo o tão aguardado Arcade-Mode de Street Fighter. Mas, além disso, a edição Arcade virá ainda com todos os 28 personagens, incluindo das Temporadas 1 e 2, além de um novo personagem que será anunciado em breve. Os personagens receberão ainda um segundo V-Trigger move para ser escolhido antes da batalha, além de mais algumas novidades na galeria, no design de interface e outras ainda não reveladas… e tudo isso será parte de uma atualização gratuita do jogo. Arcade Mode, Extra Battle Mode e muito mais chegará ao jogo gratuitamente como parte das comemorações dos 30 anos de Street Fighter.

JOGADOS E SUPERCOMENTADOS!

Chico: Cuphead
Eilor: Project CARS 2 e WRC 7 – Arkave VR: Ambiente VR desenvolvido por brasileiros para uma nova experiência.

SUPERDICAS DO MÊS!

Chico: Animes de games (Bayonetta e Devil May Cry), Farewell of the White Wolf
Eilor: Pateta nas Olimpíadas (ou o Campeão Olímpico)

TRILHA SONORA

Cuphead Original Soundtrack (Kristofer Maddigan)

  1. Introduction
  2. Tutorial
  3. Elder Kettle
  4. Inkwell Isle One
  5. Botanic Panic
  6. Treetop Trouble
  7. Ruse of an Ooze
  8. Clip Joint Calamity
  9. Inkwell Isle Two
  10. Carnival Kerfuffle
  11. Funfair Fever
  12. Forest Follies
  13. Aviary Action
  14. Pyramid Peril
  15. Inkwell Isle Three
  16. Don’t Deal with the Devil (Encerramento)

SUPEREDITORES DO PODCAST!

Pauta: Eilor Marigo
Apresentando: Alê Romero, Chico e Eilor
Edição: Alê Romero
Produção: WannaPlay.com.br

Adicione os editores!
Eilor Marigo: Twitter, Facebook, PSN: eilormarigo e Steam: eilormarigo
Alê Romero: Twitter, PSN: aleromero1
Chico: Twitter, PSN: latin_elf, Xbox Live: WPChico, Steam: wp_chico

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