Está no ar o PODCAST SUPERNOVAS edição #31 com muitas notícias sobre PlayStation VR, jogos retrô históricos e os novíssimos Paper Mario Color Splash, Aragami, Recore e mais! Confira tudo no seu podcast de games favorito!

NOTÍCIA SUPERCOMENTADA DA SEMANA!

O lançamento do PlayStation VR está entre nós!

No dia 13 de outubro a Sony colocará o seu tão aguardado óculos de realidade virtual, o PlayStation VR nas prateleiras das lojas e na cabeça dos consumidores. Vamos relembrar a trajetória desde o projeto Morpheus até o seu lançamento.

O Podcast SUPERNOVAS teve a chance de experimentar o PlayStation VR antes do lançamentos e nossos ouvintes estão cansados de saber o quão bem impressionados ficamos com a qualidade e funcionalidade do equipamento da Sony, que entra no mercado com a difícil tarefa de concorrer com o Oculus Rift, HTC Vive e outros equipamentos de qualidade superior. Porém, seu custo acessível, a capacidade de rodar “plug & play” no sistema atual e uma considerável gama de jogos com aproximadamente 40 títulos disponíveis no lançamento e mais 30 a serem lançados em seguida (Veja a lista AQUI!), o tão aguardado equipamento está chamando atenção da mídia, do público e de seus concorrentes.

Porém esta história nos remete aos tempos do Project Morpheus, ainda em 2014. Nesta época a Sony decidiu colocar as garras de fora e começar a mostrar alguns detalhes do seu equipamento de VR ainda protótipo. Alguns jornalistas foram convidados a trocar informações com a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento e, alguns ainda mais sortudos, a até testar a versão do momento, porém com inúmeras ressalvas sobre a qualidade dos jogos disponíveis e muitas dúvidas sobre o hardware.

Ao longo dos anos muitas experiências foram feitas e muito se falou sobre a jogabilidade VR. O engenheiro Anton Mikhailov, da Sony, afirmou, também em 2014, que a empresa estava buscando novas formas de interação entre os jogos e os jogadores, com gameplays que iam desde experiências mais tradicionais, jogando sentado, com o controle, até àquelas onde a câmera captaria movimentos mais arrojados e os jogos obrigariam o usuário a se deitar no chão, pular e até mesmo ter seus movimentos de luta transferidos à vida real.

Mikhailov afirmava que a Sony experimentaria todo e qualquer tipo de experiência, não interessando se fosse viável ou não, porque, se você não pudesse incluir uma ou outra experiência no Morpheus, certamente acabaria aprendendo algo com ela.

Com o tempo a Sony e as demais empresas foram aprendendo que jogar se movimentando tanto com um aparelho na cabeça, ligado por cabos, não seria tão simples assim. Também perceberam que talvez o maior dos problemas esteja nas soluções de controle e não no equipamento VR em si. Mas a verdade é que agora chegamos ao momento que todos esperavam: Os equipamentos VR estão no mercado, novas formas de controle estão surgindo e a indústria do desenvolvimento de jogos parece ter aderido à tecnologia.

Como será o futuro do VR? Não podemos prever. Mas a adesão do público e o ânimo das empresas parece mostrar que a tecnologia fará parte dele e, provavelmente, os videogames serão apenas um primeiro passo.

PEQUENOVAS!

Depois da aquisição da Oculus por US$ 2 bilhões em 2014, o Facebook se “fingiu de morto” tratando ambas empresas como algo totalmente independente. Mas recentemente algo mudou e o logo da Oculus vem sendo apresentado como “From Facebook”. A empresa até já anunciou um aplicativo social que permite interação entre pessoas em realidade virtual. O garoto propaganda? Mark Zuckerberg!

Ainda na realidade virtual, o controle Oculus Touch tem lançamento anunciado para 06 de dezembro, com preço de US$ 199 + US$ 79 dos Oculus Sensors. Somados ao valor de US$ 600 do equipamento, a Oculus atinge um total de US$ 878 pela experiência completa. (HTC Vive completo custa US$ 799)

Assim como a galera viciada em futebol faz cálculos absurdos relacionando datas e fatos, tem gente calculando que o NX será anunciado neste dia 21.

Depois de inúmeros teasers, novo Beyond Good and Evil finalmente confirmado pela Ubisoft e por seu criador, Michel Ancel, em pré-produção.

Amy Henning, ex diretora da série Uncharted, se tornou mais uma a criticar o trabalho no desenvolvimento de jogos Triple-A: “Durante todo o tempo que estive na Naughty Dog – e foram 15 anos – acredito que nunca tenha trabalhado menos de 80 horas por semana. Existem exceções aqui e lá, com alguns dias de folga, mas, em geral, eram sete dias por semana trabalhando 12 horas por dia”, nas palavras de Henning.

Segundo informações de um revendedor Francês, a instalação mínima de CoD: Infinite Warefare + Modern Warefare Remastered consumirá 130 Gb de HD.

Depois de muita luta e revolta, a Bethesda anuncia que Fallout 4 e Skyrim Special Edition receberão MODs para o PS4. Skyrim receberá primeiro, no lançamento em 28 de outubro. Fallout 4 ainda não recebeu uma data. PORÉM, atente para o detalhe da nota: “Você vai poder criar seus próprios MODs utilizando nosso kit de criação (Disponível AQUI!) com assets do jogo, mas não será capaz de fazer upload de assets externos.” Ou seja, nada das customizações malucas do PC.

Pesquisa da Nielsen aponta lista dos jogos mais aguardados pelo público para o fim do ano: “CoD: Infinite Warfare” e “Battlefield 1” empatam na primeira posição, seguidos de perto por “Final Fantasy XV”, “Batman: Return to Arkham” na sequência, “Mafia III”, “Dead Rising 4”, “Titanfall 2” e “Watch Dogs 2” completando a lista dos games multiplataformas. Nos exclusivos, “Gears of War 4” lidera no Xbox, “Batman: Arkham VR” no PS4, “Paper Mario: Color Splash” no Wii U e “Civilization VI” no PC.

SUPER RETRÔNEWS!

Depois de anos de trabalho solitário, cerca de 4mil horas para chegar num cálculo mais preciso, Kaze Emanuar finalmente apronta seu hack de Mario 64 que introduz levels e assets totalmente novos, assim como fases e estrelas (130 estrelas novas!). E não pára por aí: o cara ainda teve a audácia de adicionar 12 power ups que antes não existiam no jogo original. Nada disso faria sentido se o level design das fases não fosse coerente, bem feito, mas para o alívio dos saudosos de plantão, o jogo possui um nível elevado até no level design. O link que está sendo divulgado por grandes sites está quebrado devido ao grande número de acessos, mas a gente descolou um outro (AQUI!), então corre lá antes que a Nintendo ataque esse game também! Você pode rodar o game em qualquer emulador de Nintendo 64 ou em qualquer flashcard para o mesmo console. (Veja o trailer AQUI!)

Lançado há 20 anos, Furcadia, considerado o MMORPG social mais antigo do mundo, com gráficos em 8-bits, ganhou uma nova atualização chamada “Second Dreaming.”. O game recebeu financiamento e trabalho colaborativos para se atualizar em relação aos modernos concorrentes. Com gráficos agora em 32-bits, Furcadia se mantém vivo, porém sofreu duras críticas de um grande grupo de fãs. (Conheça o jogo AQUI!)

JOGADOS E SUPERCOMENTADOS!

Chico: Aragami, Horizon Chase, Recore
Greg: Paper Mario Color Splash

SUPERAGENDA DE LANÇAMENTOS DO MÊS!

Para Outubro temos:

07/10
Mafia III

11/10
Dragon Quest Builders
Gears of War 4
WWE 2017
Rise of the Tomb Raider

13/10
PlayStation VR
Driveclub VR, EVE: Valkyrie, e mais um monte de jogos VR!

16/10
Skylanders Imaginators

18/10
Battlefield 1
Batman: Return to Arkham
Rock Band Rivals

21/10
Sid Meier’s Civilization VI

25/10
Dragon Ball Xenoverse 2

28/10
Titanfall 2
Skyrim Special Edition

E antecipando aí mais um lançamento importante no início de novembro:
04/11 – Call of Duty: Infinite Warfare

Pauta: Eilor Marigo
Apresentando: Greg, Alê Romero, Chico e Eilor
Colunista: Sethista
Edição: Greg
Produção: Wannaplay.com.br

Adicione os editores!
Eilor Marigo: Twitter, Facebook, PSN: eilormarigo e Steam: eilormarigo
Greg: Twitter, Facebook, PSN: gregdapixel, Live: romulobeat e Steam: romulodearaujo
Sethista: PSN: Sethista_BR
Alê Romero: Twitter, PSN: aleromero1
Chico: Twitter, PSN: latin_elf, Xbox Live: WPChico, Steam: wp_chico

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