Resumo da Pauta do Podcast Supernovas #18, com as notícias mais menos comentadas do mundo dos games!

20 anos de Mario 64 e 25 anos de Sonic!

Hoje, dia 23 de Junho, quinta-feira, data em que gravamos este podcast para você, faz 20 anos que nos impressionamos pela primeira vez com um dos mais icônicos games de todos os tempos: Super Mario 64, o game 3D para a plataforma da Nintendo.

Além disso, nesta mesma data também comemoramos o aniversário de 25 anos do primeiro jogo do Sonic, lançado para Mega Drive em 1991.

A franquia do ouriço comemora seus 25 anos com a revelação de que um novo game está sendo produzido, juntamente com um filme da Sonic Pictures e uma animação de Sonic Boom. Somam-se a tudo isso os recentes anúncios da sua participação na próxima expansão de LEGO Dimensions e uma nova HQ que celebra as raízes do personagem.

Sonic e Mario completam aí tantos anos de vida como personagens icônicos da cultura pop, em duas das poucas franquias imortais do mundo dos games.

Debate: Falar um pouco das nossas histórias com as franquias…

Para Shuhei Yoshida, XBox Scorpio foi revelação “super interessante”

Já não é novidade que as líderes dos mercados de console estão trabalhando em novas tecnologias para o meio desta geração. A Microsoft se adiantou e apresentou seu Project Scorpio na E3 2016, com todas as informações e até o anúncio do lançamento para o final de 2017.

Sobre o assunto, o chefão do PlayStation, Shuhei Yoshida afirmou:

“Sim, sim. Eu foi surpreendido porque não esperava pelo anúncio. É muito, muito, super interessante ouvir sobre o que eles estão fazendo”, Yoshida afirmou à Gameswelt.

Ainda durante o evento muitos imaginavam se a Sony anunciaria ou não uma contrapartida ao Projeto Scorpio, o que não aconteceu. Yoshida também comentou sobre o porque de não haverem anunciado sua nova platafora:

“Nós não estamos comentando sobre o novo PS4 em que estamos trabalhando. Quando tivermos informações e nos sentirmos preparados, então falaremos mais a respeito.”

Debate:
A Microsoft foi inteligente em anunciar o Scorpio ou caiu na armadilha da Sony?
Devemos esperar um PS4 NEO ainda mais poderoso ou o projeto seguirá com as especificações previamente anunciadas?
Scorpio chega com preço “premium” em relação aos consoles atuais? E o NEO?

Grupo Smithsonian lança iniciativa para preservar a história dos videogames

O Centro de Estudos Lemelson de Invenção e Inovação, do grupo Smithsonian, lançou um novo programa dedicado à gravação e preservação da história dos videogames dentro de um projeto chamado “Arquivo dos Pioneiros dos Video Games”.

A nova galeria multimídia vai identificar e documentar todo e qualquer material relacionado à criação e evolução da indústria dos games, além de produzir entrevistas históricas e material novo sobre a primeira geração dos pioneiros da indústria.

“O Arquivo irá contar desde os primórdios até a evolução da indústria nas palavras dos próprios fundadores. Ele vai permitir a estudantes e ao público compreender melhor as personalidades, tecnologias e forças sociais que levaram o entretenimento interativo a se tornar um dos maiores negócios midiáticos de todos os tempos. O Smithsonian e o Centro Lemelson buscam construir um arquivo que condensará os sucessos e falhas daqueles que são considerados os inventores dos games, para revelar os diversos aspectos da invenção e inovação”, afirmou o grupo.

Pelos próximos dois anos o arquivo será atualizado também com 20 entrevistas que componham a história inicial dos videogames, a serem realizadas com seus criadores, que atuaram desde os anos 60 e 70 até hoje. A primeira entrevista completa será com o game designer Richard Garriott, famoso em seu trabalho na série Ultima, lançada em 1980 e que sobreviveu ao longo dos anos, até o lançamento de seu game Lord of Ultima, em 2010.

Um comitê de experts dos pioneiros do mundo dos games, estudantes e representantes da área e de outros museus relacionados ajudarão no avanço da iniciativa.

“O Arquivos dos Pioneiros dos Vídeo Games vai permitir ao Smithsonian e organizações semelhantes capturar a história desta indústria tecnológica e criativa através das coleções em primeira mão e gravações de seus fundadores, colocando este material à disposição para futuras exposições e programas”, afirmou Arthur Daemmrich, diretor do Centro Lemelson.

PEQUENOVAS!

Dispositivo Smartboy vai transformar seu celular em um Game Boy, com lançamento em dezembro de 2016, por US$ 60.
Bully está disponível para download no PS4 e PC, agora também no Brasil.
Indie dev TinyBuild acusa site de venda de game codes G2A de permitir compras de códigos com cartões de crédito falsos e transações fraudulentas, causando quase US$ 500.000 de prejuízo à desenvolvedora.

Pauta: Eilor Marigo
Apresentando: Greg, Alê Romero, Chico e Eilor
Colunista: Sethista
Edição: Greg
Produção: Wannaplay.com.br

Adicione os editores!
Eilor Marigo: Twitter, Facebook, PSN: eilormarigo e Steam: eilormarigo
Greg: Twitter, Facebook, PSN: gregdapixel, Live: romulobeat e Steam: romulodearaujo
Sethista: PSN: Sethista_BR
Alê Romero: Twitter, PSN: aleromero1
Chico: Twitter, PSN: latin_elf, Xbox Live: WPChico, Steam: wp_chico

E não se esqueça…

Comente no campo abaixo deste post para participar do quadro mensal “Fodebacks SUPERNOVAS”, onde lemos e comentamos os e-mails e comentários dos nossos ouvintes! Deixe também sugestões de temas e não se esqueça de clicar nos botões de compartilhar no Twitter e Facebook, também logo abaixo!

ASSINE O NOSSO FEED para receber os Podcasts assim que forem ao ar, diretamente no seu agregador preferido!

Mande suas dúvidas, críticas, sugestões para supernovas@wannaplay.com.br que iremos ler em nossas próximas edições!

Siga-nos em nosso Twitter e acompanhe as novidades e notícias do mundo dos games no @SUPERNOVASCAST!

Debata conosco, decida o futuro de nossas pautas e conheça outros ouvintes no nosso GRUPO DO FACEBOOK!