Depois de anunciar que o Project Scorpio, sistema “premium” do Xbox, marcaria o fim das gerações de consoles, a Microsoft voltou atrás em suas palavras. E nada menos do que o chefão do Xbox, Phil Spencer, quem afirmou que a empresa não lançará um console a cada dois anos.

“Eu não tenho este desejo de colocar nas prateleiras um novo console a cada dois anos.” – Explicou Spencer em entrevista à Game Informer. “Isso não faz parte do modelo de negócios de venda de consoles e realmente não nos ajudaria. Nosso melhor consumidor é alguém que compra o Xbox original e adquire todos os seus jogos. Este é nosso melhor cliente em termos puramente financeiros. […] Não estou tentando transformar os consoles no mercado de placas gráficas.” – Concluiu o assunto.

Além disso, Spencer afirmou ainda que não existem planos futuros após o lançamento do Project Scorpio.

“Para ser bem honesto, eu não sei qual será nosso próximo console depois do Scorpio. Estamos pensando a respeito. Observamos as tendências de consumo e quais seriam as melhores especificações de hardware e preço para o nosso público. Nos perguntamos: Podemos criar algo que tenha uma performance relevante e as características que realmente interessem os jogadores?”

Durante a entrevista, Spencer chegou a ser questionado sobre a possibilidade de haverem jogos exclusivos para o Project Scorpio. O representante da Microsoft afirmou que este não é o plano da empresa.

Project Scorpio não marcará o fim das gerações de consoles, segundo Phil Spencer.
Project Scorpio não marcará o fim das gerações de consoles, segundo Phil Spencer.

Nosso melhor consumidor é alguém que compra o Xbox original e adquire todos os seus jogos. – Phil Spencer, chefe do Xbox na Microsoft

Project Scorpio e o preço “Premium”

Ainda sob a voz de Phil Spencer, a Microsoft afirmou algumas semanas atrás que o Project Scorpio e o Xbox One S foram desenvolvidos paralelamente. Mas a plataforma “premium” da empresa não precisa ser temida quando o assunto é o preço.

Segundo Spencer, o Project Scorpio será realmente um produto além do esperado em termos de performance, com custos compatíveis com sua tecnologia de ponta. “Mas as pessoas não devem imaginar o Scorpio como um videogame com um preço nunca visto antes”, nas palavras do próprio chefe do Xbox, tranquilizando o público.

Ainda existem algumas dúvidas a respeito do Project Scorpio, mesmo depois de seu anúncio oficial. O tipo de driver que virá no console é uma das questões mais levantadas entre os interessados no produto premium, mas a Microsoft só vai tomar uma decisão depois que observarem um pouco mais as preferências do mercado em relação ao Xbox One S.

Considerando que teremos o lançamento do PS4 Pro e Nintendo Switch antes do produto “premium” da Microsoft, provavelmente não será apenas o Xbox One S quem estará sob observação no meio tempo!