Os jogos de terror estão inundando esta geração de videogames e o coletivamente financiado Perception promete algumas surpresas para o gênero. O jogo arrecadou quase 170 mil dólares no Kickstarter e foi confirmado para lançamento no PlayStation 4.

A história desta produção retoma o ano de 2015, quando uma série de profissionais que trabalharam nas séries de sucesso Bioshock e Dead Space se juntaram para fundar a desenvolvedora The Deep End Games e anunciaram um novo jogo de terror. Perception fala sobre uma mulher cega, chamada Cassie Thornton, que se aventura por uma mansão abandonada que aparece frequentemente nos seus sonhos.

Cassie não enxerga e, por si só, este já é um diferencial do jogo. O meio que ela utiliza para “observar” o mundo é a ecolocalização. Ou seja, Cassie consegue ver relances do ambiente escutando a reverberação do som. O vento, seus próprios passos, sua voz e, principalmente, batidas com a bengala que usa para se movimentar pelo mundo, como a maioria dos deficientes visuais, são as opções da personagem para compreender o que se passa ao seu redor.

O problema é que o som emitido por Cassie também pode ajudar a revelar sua localização no ambiente e, sendo este um jogo de terror, a personagem terá de se preocupar muito com isso, pois a mansão é assombrada por uma criatura chamada de “A Presença”, que perseguirá o jogador por toda a experiência.

Perception terá capítulos que se passarão em diferente períodos de tempo, remontando a história daquela assustadora mansão e ajudando Cassie a solucionar seus mistérios, que incluem eventos terríveis e diferentes assombrações que dominaram o local ao longo do tempo.

Suas ferramentas para passar por este pesadelo? Um smartphone e sua bengala, apenas.

“Você não terá shotguns, poderes mágicos ou coisas semelhantes”, alertou o líder do projeto, Bill Gardner, que trabalhou na Irrational Games por mais de uma década e foi diretor de design do aclamado BioShock Infinite.

Perception é uma caçada de gato e rato

O jogo tenta emular a sensação de desconforto de ser perseguido por um monstro indestrutível como pudemos experimentar em Alien: Isolation ou Amnesia: The Dark Descent. Esta sensação de tensão contínua causa tamanho desconforto que a antecipação de acompanhar a jornada de Cassie, uma mulher cega fugindo de uma entidade misteriosa e perigosa, nos deixa apreensivos desde o trailer.

Apesar de já confirmado para o PS4, o jogo ainda não recebeu uma data de lançamento. Foi revelada também uma versão para o PC, mas ainda não existem informações a respeito de uma não descartada versão para o Xbox One.