No Man’s Sky ganhou um prêmio durante a GDC Awards 2017. Você não acredita? Então não está sozinho, pois os próprios desenvolvedores da Hello Games deixaram de comparecer ao evento e ninguém subiu ao palco para recebê-lo.

Todos os anos a Games Developers Conference (GDC) realiza sua premiação denominada Games Developer’s Choice Awards onde os próprios desenvolvedores escolhem seus premiados em diversas categorias, incluindo o Jogo do Ano. É claro que esta acabou nas mãos de Overwatch, mas a categoria de Prêmio de Inovação foi inesperadamente vencida pelo polêmico jogo No Man’s Sky.

O problema é que a equipe da Hello Games nem mesmo estava presente no evento, o que acabou gerando uma certa saia justa ao apresentador Tim Schafer e aos colegas presentes.

Ao apresentar No Man’s Sky como vencedor do Prêmio de Inovação, Schafer recebeu como resposta apenas silêncio. Foi então que o apresentador bradou em tom de brincadeira: “Dou-lhe uma… dou-lhe duas…”, enquanto aguardava a subida dos vencedores ao palco, mas, mesmo assim, ninguém subiu para recebê-lo.

Mais tarde o programador líder da Hello Games, Innes McKendrick, se mostrou surpreso e afirmou que a equipe da produtora estava “jantando e falando sobre como não receberiam um prêmio”:

Tradução: “Aparentemente ganhamos um prêmio… um… oops!”
“Nós estávamos… eh, jantando, comentando como definitivamente não ganharíamos um prêmio.”

Posteriormente o próprio McKendrick reconheceu que a falta da Hello Games na premiação foi “bastante constrangedora”.

Lembrando que No Man’s Sky figura hoje entre os games com as piores notas e classificações na Steam, o que explica a surpresa dos desenvolvedores pela conquista do troféu, mas talvez nem tanto a ausência em um evento de suma importância para a indústria.

O Prêmio de Inovação conquistado pela Hello Games, de acordo com a própria GDC, “reconhece jogos que apresentam verdadeira inovação, reafirmando a supremacia e puxando os limites dos games como uma mídia expressiva.”

Bom, ao menos para os jogadores e para a própria Hello Games, não é bem assim…