A Nintendo publicou recentemente o tamanho dos arquivos de jogos do Switch baixáveis via download pelo eShop e, para simplificar a história, um cartão microSD externo parece quase obrigatório para o console.

Se tomarmos como exemplo Dragon Quest Heroes 1 & 2, teremos um total de 32 GB de download, o que é exatamente o tamanho da memória física que vem por padrão no Switch. Se excluirmos os 6.1 GB do sistema operacional do console híbrido, não existe possibilidade de instalar o download sem uma expansão.

Lembrando que Dragon Quest Heroes 1 & 2 está entre os títulos de lançamento do Switch no próximo dia 03 de março, no Japão, sem data de chegada no ocidente.

Já o tão esperado The Legend of Zelda: Breath of the Wild consumirá um total de 13.4 GB do total de 32 GB da memória do console. Somando novamente os 6.1 GB do sistema operacional, não sobrará muito espaço para outros jogos.

Confira outros jogos com tamanho de arquivos divulgado:

  • Mario Kart 8 Deluxe – 7 GB
  • Snipperclips: Cut It Out, Together – 1.6 GB
  • Disgaea 5 – 5.92 GB
  • Puyo Puyo Tetris – 1.09 GB
  • I Am Setsuna – 1.4 GB
  • Nobunaga’s Ambition – 5 GB
Espaço de armazenamento interno do Nintendo Switch exigirá gerenciamento dos jogos.
Espaço de armazenamento interno do Nintendo Switch exigirá gerenciamento dos jogos.

Compartilhamento de jogos no Switch

E se você estava pensando em adquirir diversos aparelhos do Nintendo Switch para jogar com a família ou os amigos utilizando uma mesma conta na rede online, melhor se preparar para adquirir muitas cópias dos seus jogos prediletos no lugar.

Diferente do Wii, Wii U e do 3DS, a Nintendo finalmente conectou suas compras no eShop com a conta online e não com o hardware, porém isso não permitirá a utilização dos jogos em múltiplos consoles com a mesma conta, como é possível fazer nos sistemas concorrentes.

O detalhe foi observado por um YouTuber durante um preview do game 1-2-Switch na Nintendo World NYC store. Quando questionado sobre a possibilidade de adquirir um segundo Switch para os filhos e compartilhar games entre os consoles digitalmente, a resposta do gerente geral de desenvolvimento da Nintendo para o YouTuber foi:

“Atualmente não temos um sistema assim para o Nintendo Switch, mas também não tomamos nenhuma decisão final a respeito de como trataremos o compartilhamento de jogos no futuro. Então, infelizmente, não posso dar nenhuma resposta concreta no momento.”

Traduzindo, ao menos por enquanto uma conta pessoal da Nintendo (ligada às compras no eShop) só pode ser utilizada em um único Switch por vez.

Esta é uma grande diferença em relação aos sistemas concorrentes da PlayStation e Xbox, já que no PS4 e Xbox One você consegue baixar e jogar seus jogos em múltiplos consoles e até diferentes plataformas, caso confirme sua identidade com um login na rede online. Desde de que sua conta da PSN ou Xbox Live não esteja conectada em dois aparelhos ao mesmo tempo, é possível compartilhar os jogos em mais de um console ou, no caso da Microsoft, até com o computador e smartphone.

Já os serviços de PC, como a Steam, permitem o login simultâneo em até 10 computadores ou o compartilhamento de toda sua biblioteca de jogos remotamente pelo sistema de compartilhamento familiar.

Mas é preciso lembrar que a “trava” não se aplica aos jogos em mídia física no Switch. Neste caso o jogo funcionará em qualquer Switch que for introduzido, em qualquer uma das oito contas online que um único aparelho comporta.