Os lucros da Nintendo estão muito próximos de dobrar as expectativas dos analistas depois do lançamento do novo console híbrido Switch, segundo especialistas do New York Times.

Com a plataforma desparecendo rapidamente das prateleiras das lojas a empresa vem registrando um primeiro quarto de ano com resultados muito além do imaginado, com aumento de quase 45,8% no valor das ações desde o início de 2017.

Este resultado positivo posicionou a Nintendo entre as 15 maiores empresas do Japão, na frente de outras poderosas como a Nissan.

E as expectativas são cada vez maiores já que a Big N anunciou um forte line up de lançamento de games para este ano e para o próximo, o que a trouxe de volta ao centro do mercado mundial de jogos eletrônicos, mercado este que movimentou 100 bilhões de dólares apenas em 2016.

Mas a popularidade do Switch não é tudo, já que os analistas estão mais conservadores sobre o volume de vendas das suas principais séries: Super Mario, Legend of Zelda e Pokémon, não tanto pelo sucesso ou não dos títulos, mas devido às constantes faltas de unidades do console nas lojas.

Para termos uma ideia da nova magnitude dos negócios da empresa desde o início de 2017, a Nintendo reportou um crescimento em receita de 148% (US$ 1,39 bi) no trimestre terminado em junho, quando comparado com o ano anterior.

Nintendo Switch atingiu em 5 meses quase a metade das 10 milhões de vendas esperadas para a plataforma.
Nintendo Switch atingiu em 5 meses quase a metade das 10 milhões de vendas esperadas para a plataforma.

Nintendo Switch e Mobile aumentam as expectativas

Nos últimos cinco meses desde o lançamento do Switch a empresa vendeu 4.7 milhões de unidades do Nintendo Switch com um lucro líquido que mais do que dobrou as expectativas dos analistas para o período.

Ao preço de US$ 300 o Nintendo Switch foi o console de venda mais rápida da história da Nintendo e, em apenas cinco meses, está a meio caminho andado dos 10 milhões de unidades de vendas previstas para Big N.

Por outro lado, todo esse sucesso teve um preço. A Nintendo sofreu constantemente com a falta do produto nas prateleiras das lojas de todo o mundo e, inclusive, já anunciou que se precaveu para o período do Natal e ampliou bastante sua produção.

Momentos de alta nas aquisições de consoles Switch podem ser difíceis de prever, mas lançamentos como o recente Splatoon 2 ou o tão aguardado Super Mario Odyssey precisam ser incluídos nas projeções de vendas da empresa.

Além de tudo isso, é preciso lembrar que a Nintendo também vem investindo no mercado mobile, à exemplo de Super Mario Run e Pokémon GO, sendo que desde o lançamento do último em junho de 2016, aumentou em 450% se comparado ao ano anterior, com os lucros advindos dos celulares de todo o mundo.

Apesar de futuro incerto em relação aos consoles e mesmo ao mercado de games mobile, é difícil não destacar o sucessos e acertos da Nintendo neste último ano.