Battlefield 1 é um jogo excelente, como você pode verificar AQUI, na análise do WannaPlay e também no nosso vídeo no canal do YouTube. Mas tanto os programadores quanto a comunidade gamer estão se aprofundando cada vez mais na loucura dos easter eggs e isso ficou muito claro neste novo FPS da EA.

Para quem não sabe, easter eggs são segredos que os produtores e programadores costumam esconder nos jogos para que seus fãs tenham uma boa surpresa ao encontrá-los. Os mais comuns são objetos e imagens de outros jogos, que se encontram escondidos pelas fases ou em salas secretas para a surpresa dos jogadores. Encontrar a espada do Link encravada em uma pedra num RPG ou o boné do Mario na cabeça de um personagem em um adventure são alguns exemplos de easter eggs mais comuns.

Porém algumas destas surpresas são mais profundas e podem ser encontradas apenas por jogadores mais especializados, extravasando o mundo dos videogames e chegando à vida real. São os ARGs, ou “alternate reality game” – jogos de realidade alternativa -, que exigem que os jogadores quebrem linhas de códigos, encontrem informações em embalagens físicas de produtos, descubram pistas e outras mídias fora dos videogames e até decodifiquem códigos em livros e linguagens antigas.

Este é o caso de Battlefield 1, onde um dos puzzles mais complexos dos últimos tempos foi introduzido na forma de código morse e símbolos escondidos, exigindo que os jogadores quebrassem sistemas de codificação mais complexos para solucionar o mistério, resultando na conquista de um novo dog tag para sua coleção.

Easter egg descoberto pela comunidade é marcado pela conquista do dog tag "A Beginning". Será outro easter egg?
Easter egg descoberto pela comunidade é marcado pela conquista do dog tag “A Beginning”. Será outro easter egg?

Solucionando o easter egg de Battlefield 1

A chave de tudo foi o tempo. Em outubro de 2016 uma série de mensagens codificadas em código morse surgiram no jogo, cujas tentativas de decodificação levaram os jogadores à lugar nenhum. Em Battlefield 4, jogo anterior da série, algumas mensagens semelhantes também revelaram easter eggs, mas no jogo atual estas mensagens não levavam à lugar algum.

Até que, em novembro, uma nova mensagem substituiu a antiga pela frase “Mensagem anterior corrompida. Aguarde futuras instruções”. E estas “instruções” acabaram chegando recentemente com novas mudanças no código.

Foi então que o YouTuber jackfrags e a comunidade do game conseguiram decifrar os códigos e criar um processo capaz de solucionar o mistério. (Para seguir os passos, assista o vídeo no final do artigo!)

O mais impressionante é que os códigos mudam para cada jogador, o que obrigou a comunidade a descobrir um método de solução, não apenas uma sequência específica. Este método deve ser aplicado para cada tipo diferente de código descoberto, de forma que o jogador caminhe com seus próprios pés até a solução específica.

As mensagens encontradas enviam o jogador para os diferentes mapas do jogo, em localizações específicas, onde serão encontrados símbolos que “disparam” a próxima mensagem no próximo mapa. Seguindo a longa sequência no estilo “caça ao tesouro”, encontram-se novos códigos que precisam ser quebrados utilizando métodos cada vez mais complexos, com cifras específicas para suas soluções.

Depois de concluir a sequência correta, encontrar séries de fones de ouvido espalhados pelo mapa que disparam as mensagens em código morse, escutar muitos áudios, quebrar muitos códigos, decifrar sistemas de criptografia específicos, etc., o jogador sera levando até o mapa Giant’s Shadow, onde um pombo mensageiro entregará uma recompensa.

A recompensa se trata de um estranho dog tag, que entrará para a sua coleção. A placa chamada “A Beginning” traz a mensagem “Você encontrou algo que não lhe pertence”, supostamente indicando que mais revelações devem vir por aí.

Mas o mistério não termina ainda. No dog tag você encontra uma caveira e as iniciais CM. Pegando mais um par de headphones pelos mapas – utilizados para escutar os códigos morse – você consegue escutar um novo áudio com os dizeres “MASTERMAN” e vozes assustadoras ao fundo.

Ao buscar Masterman na Internet você descobrirá se tratar de Charles Masterman (CM), uma pessoal real, que fazia parte do governo inglês durante a Primeira Guerra Mundial como chefe da agência de propaganda do reino.

Misterioso? Sem dúvida. Possui algum significado? Tanto quanto você esperamos saber em breve!

Ficou curioso? Então siga os passos do vídeo abaixo (em inglês) para decifrar o código e coletar sua recompensa também: