O maior evento de games da Alemanha e do mundo, a Gamescom 2017, vai trazer novidades muito além dos jogos eletrônicos. Este ano a abertura oficial do evento será realizada pela chanceler do país-sede, a Dra. Angela Merkel.

Pela primeira vez desde o ano de 2009, quando o tradicional evento surgiu de Cologne para o mundo, um líder de Estado fará as honras na Gamescom, demonstrando toda a importância que a indústria dos games vem ganhando, tanto na Alemanha quanto em toda a Europa.

E o significado deste movimento governamental ganha ainda mais importância quando levamos em consideração que a Gamescom é um evento aberto ao público e que, apenas no ano passado, recebeu mais de 345.000 visitantes no Cologne’s vast Koelnmesse Exhibition Center. São cinco vezes mais pessoas do que a média da E3, que acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, por exemplo.

Com Angela Merkel, pela primeira vez um chefe de estado participará da abertura da Gamescom, na Alemanha.
Com Angela Merkel, pela primeira vez um chefe de estado participará da abertura da Gamescom, na Alemanha.

Angela Merkel honra a Gamescom e a indústria

O organizador-chefe do evento, Gerald Böse, afirmou: “Nós consideramos uma grande honra e um sinal de reconhecimento a participação da chanceler Dra. Angela Merkel na cerimônia de abertura da nossa Gamescom. Com sua visita ela honra o desenvolvimento da conferência, que se tornou um dos maiores e mais bem sucedidos eventos da agenda de negócios da Alemanha. A Gamescom é hoje o maior evento de computadores e vídeo games do mundo. Ela enfatiza a posição da Koelnmesse como uma das líderes na organização de feiras em âmbito mundial, na mídia digital e no segmento do entretenimento”.

Sobre a importância da presença da chanceler para a indústria dos games, Böse afirma que “a visita da Dra. Merkel sublinha a importância da indústria dos games para a identificação cultural, digital e de negócios da Alemanha. Seja através da realidade virtual, da ‘gameficação’ ou das simulações 3D: a tecnologia da indústria dos games já tem um papel central na digitalização e no networking da economia e da sociedade. A Alemanha precisa de uma indústria de games forte com o objetivo de assegurar sua posição de liderança na economia digitalizada”, concluiu o organizador da Gamescom.

O evento terá sua abertura oficial no dia 22 de agosto, quando a chefe de estado da Alemanha participará da convenção, realizando sua abertura oficial.