Muitos fãs da franquia Hitman ficaram apreensivos depois que a Square Enix confirmou o desligamento do estúdio IO Interactive, desenvolvedor da série. Porém a empresa parece ter planos para o futuro de Hitman.

Antes do anúncio da venda da IO Interactive, o estúdio havia confirmado o interesse de dar continuidade à série Hitman com três novas temporadas do jogo. Porém, depois do anúncio pela detentora Square Enix, muitas dúvida foram levantadas sobre a continuidade da franquia ou até mesmo sobre um possível encerramento da saga de espionagem.

Acontece que a Square Enix reafirmou o interesse em manter viva a propriedade intelectual de Hitman e as palavras vieram diretamente do próprio presidente Yosuke Matsuda.

“Nossa decisão de encerrar os negócios com a IO Interactive foi o resultado de uma revisão do nosso portfólio, conduzido como parte do esforço com o objetivo de concentrar nossos melhores recursos e focar nosso desenvolvimento. Como a empresa está envolvida no desenvolvimento de Hitman e outros títulos reconhecidos, estamos negociando com investidores externos capazes de garantir a continuidade destes títulos.”, afirmou Matsuda.

Hitman e outras franquias desenvolvidas pela IO Interactive devem sobreviver à venda do estúdio.
Hitman e outras franquias desenvolvidas pela IO Interactive devem sobreviver à venda do estúdio.

Hitman deve sobreviver

Levando em consideração o discurso do presidente, queira a empresa vender ou não a IP de Hitman juntamente com a IO Interactive, existe um desejo aparente da Square Enix de que Hitman sobreviva, bem como outros títulos em desenvolvimento pelo estúdio.

É possível ainda que a Square Enix tenha o interesse de licenciar a marca para o desenvolvimento de jogos da série Hitman, e outras, por outros estúdios. Esta também pode ser a realidade, por exemplo, da franquia Kane & Lynch, anteriormente também sob a tutela da IO Interactive.

Quando questionado sobre os motivos específicos da decisão de venda do estúdio, Matsuda afirmou que: “Dada a natureza competitiva dos mercados ocidentais, bem como outras considerações, decidimos que precisávamos concentrar nossos recursos de desenvolvimento. A decisão de encerrar os negócios deste estúdio foi o resultado de uma revisão do nosso grupo e a melhor alocação dos nossos recursos financeiros e humanos.”

Desde o anúncio do desligamento a IO Interactive vem sofrendo inúmeras demissões de funcionários, sem quaisquer explicações. O movimento pode significar tanto a intenção de venda imediata quanto a redução de custos a médio prazo, tornando a empresa mais atrativa para eventuais compradores. Porém ainda não existe qualquer informação a respeito de interessados na compra do estúdio.