A informação veio direto do próprio Yosuke Matsuda, CEO da Square EnixFinal Fantasy VII remake e Kingdom Hearts III têm lançamento esperado “para os próximos três anos ou mais”. Por outro lado, mencionou que o novo projeto – e IP – ligado à Marvel já desponta no horizonte.

As informações foram anunciadas pela Gematsu e, segundo o veículo, apareceram em um slide durante a última reunião com investidores a repeito do fechamento do ano fiscal de 2017 da empresa. Matsuda teria dito: “Este slide mostra nossa programação de lançamentos para os anos fiscais de 2017, 2018 e além. Planejamos lançar cada um destes títulos nos próximos três anos ou mais.”

Tudo isso pode vir a ser um balde de água fria sobre os fãs de ambas séries caso seja confirmada a expectativa de lançamento por volta de 2020, já que muito esperavam que ao menos FFVII remake poderia ter seu primeiro capítulo revelado e com data de lançamento anunciada ainda na E3 2017.

Em adição ao lançamento, existe também a dúvida sobre como se dará a periodicidade dos capítulos de FFVII, pois tendo sido anunciado como um jogo episódico, seria muito estranha opção de publicar apenas um capítulo por ano. Idealmente devemos ter o jogo completo a ser lançado num espaço de tempo mais curto, com o objetivo de manter o interesse dos jogadores.

Por outro lado, fãs da aclamada franquia Kingdom Hearts já estão acostumados a aguardar por longos períodos o lançamento de seus jogos numerados. Reconhecidamente mais elaborados que seus primos intermediários, Kingdom Hearts I e II cumpriram seu papel de forma gloriosa, o que eleva as expectativas para a terceira sequência e acalma os ânimos quando o assunto é uma data de lançamento.

Final Fantasy VII e Kingdom Hearts III são aguardados com grandes expectativas. Mas até quando?
Final Fantasy VII e Kingdom Hearts III são aguardados com grandes expectativas. Mas até quando?

Final Fantasy VII e Kingdom Hearts III quando?

Atualmente a indústria dos games tem trabalhado com afinco na produção de remasterizações e remakes de jogos tradicionais de grande sucesso, uma fórmula que foi bastante explorada durante todo o ano de 2016 e deve se repetir por algum tempo.

Porém, será que anunciar hoje jogos que serão lançados somente 4 ou 5 anos no futuro é uma estratégia interessante? Muitas empresas entregam trailers e anúncios impressionantes durante eventos como a E3 e depois guardam silêncio por anos e anos a fio, deixando tudo muito nebuloso.

Em muitos casos sabemos que o interesse do público esfria e pode sofrer baixas ainda maiores por conta dos tradicionais adiamentos. Noutros, os jogo são lançados com tamanha qualidade que superam os longos anos de espera e a falta de paciência dos jogadores. Fora aqueles jogos que são anunciados e depois desaparecem no meio do caminho.

Resta saber se Final Fantasy VII remake, anunciado durante a E3 2015, e Kingdom Hearts III, anunciado durante a E3 2013, farão valer a pena o tempo perdido na expectativa e na ignorância sobre as quais seremos obrigados a conviver, talvez até 2020.