No melhor estilo Nintendo, poucos dias depois de negar veementemente o fim da produção do Nintendo Wii U, a empresa japonesa agora confirma o fim da linha. Por enquanto a empresa publicou em seu site apenas o fim da produção japonesa mas, com a iminente chegada do Nintendo Switch em 2017, é provável que o Wii U encerre seu ciclo mundialmente também em breve.

Comentários na página oficial de vendas hardware da Nintendo Japão afirmam: “produção agendada para encerramento me breve (No Japão)”. Os demais modelos do console já estavam listados como “não mais em produção” anteriormente.

Não é a primeira vez que a Nintendo opta por não realizar um anúncio oficial para a imprensa e o público, deixando o “recado” na página de vendas dos hardwares.

Site da Nintendo Japão afirma: "produção agendada para encerramento me breve (No Japão)".
Site da Nintendo Japão afirma: “produção agendada para encerramento me breve (No Japão)”.

Na última semana o site Eurogamer chegou a anunciar (e o WannaPlay também) o fim da produção do console. Segundo o veículo, diversas informações vindas de fontes seguras afirmavam a decisão. Em seguida a própria Nintendo negou tudo.

“Isso não é verdade. Não há qualquer alteração na continuidade da produção [do Wii U].”, afirmou o porta voz da Big N na última semana. “Mesmo com a proximidade do lançamento do Nintendo Switch, a continuidade da produção do Wii U está programada.”, completou ainda o representante.

Sem data e com jogo para sair no Wii U

Apesar do anúncio é importante lembrar que ainda não existe uma data de encerramento, e é possível que a empresa opte por manter a produção por um curto espaço de tempo. Talvez a época do natal force a Nintendo a manter a produção por mais um período.

Além disso, alguns games como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, The Elder Scrolls V: Skyrim e games das franquias NBA 2K, Super Mario e Splatoon ainda estão previstos para lançamento no console.

À princípio o anúncio não impacta a produção em outros países. Apenas a Nintendo poderá nos dar mais informações a respeito, o que não parece ser a intenção da empresa, que guarda silêncio.