O executivo da Bethesda, Peter Hines, afirmou em entrevista que “Fallout 4 se tornou o game de maior sucesso que já lançamos na história da empresa. Maior do que Skyrim em termos do que conseguimos fazer”.

A afirmação movimentou a internet, já que o executivo não explicou o que quis dizer com “maior sucesso”, sabendo que Skyrim vendeu mais de 20 milhões de cópias enquanto Fallout 4 vendeu 12 milhões no lançamento.

Mas Hines explicou seu ponto de vista contraditório pelo Twitter, afirmando que estava “comparando ambos jogos em números de vendas durante o mesmo período de tempo”, desde o lançamento de Fallout 4. Neste caso, segundo o executivo, o jogo lançado em novembro de 2015 teve vendas efetivamente maiores do que Skyrim, lançado em 2011, em um mesmo espaço de tempo.

Skyrim vendeu seus 20 milhões de cópias contabilizando desde o lançamento até o ano de 2014. Além disso, Skyrim ganhou um novo fôlego com o lançamento de sua Edição Especial Remasterizada no ano passado. Foram 20 milhões de cópias de Skyrim de 2011 até 2014, contra 12 milhões de Fallout 4 de novembro de 2015 até hoje.

Série Fallout conquistou muitos fãs ao longo dos anos.
Série Fallout conquistou muitos fãs ao longo dos anos.

Peter Hines também respondeu aos críticos de Fallout 4, que afirmam que o jogo não fez nada de diferente em relação ao seu antecessor. Para Hines isso faz parte do bom balanceamento entre a inovação e a preservação da fórmula de um bom jogo, sendo parte da natureza das melhores sequências. O executivo explicou fazendo uma comparação a série Uncharted.

“Se você jogar Uncharted 4 como seu primeiro game da série, acredito que terá reações muito diferentes a respeito do que o jogo apresenta se comparado com alguém que, como eu, jogou o 1, 2 e 3. Porque Uncharted 4 é um pouco mais do que já vimos no 1, 2 e 3.”

Para finalizar, Hines afirmou que a Bethesda está engajada em seus novos projetos e que “seja Fallout,  seja Elder Scrolls, ou o que fizermos daqui em diante, acredito que o mantra será sempre elevar nossos jogos ao próximo nível.”