Electronic Entertainment Expo, famosa E3, será aberta ao público pela primeira vez em sua edição 2017, que acontece entre os dias 13 e 15 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Desde o início a feira permitia acesso apenas ao público especializado da indústria dos videogames, formado geralmente por jornalistas, executivos, empresários, produtores, convidados e varejistas do setor.

Este movimento já havia sido especulado durante a E3 2016, quando um evento especial aberto ao público, chamado E3 Live, havia sido organizado do lado de fora do Los Angeles Convention Center, em paralelo ao evento restrito. Agora a Electronic Entertainment Expo segue rumos mais populares aos moldes de outros eventos pelo mundo como a PAX, a Gamescom e a BGS, a última aqui no Brasil, abertos ao público.

Rich Taylor, vice-presidente da ESA, gestora do evento, afirmou que “O feedback que tivemos da E3 Live foi claro: Eles querem jogar os games dentro do centro de convenções. Além disso, as empresas dentro do centro de convenções também querem ter acesso aos fãs do lado de fora. Então, este ano colocaremos ambos em contato”, simplificou Taylor. “Esta é uma indústria [de games] em movimento e a E3 sempre evoluiu conforme as necessidades da indústria, antecipando esta direção conjunta – como um evento, como uma indústria e como fãs. A decisão de abrir as portas para 15.000 fãs foi estratégica. […] Nosso modelo permite que os negócios continuem funcionando para as empresas e para a mídia, proporcionando juntamente a oportunidade para que os maiores fãs dos videogames experienciem as últimas novidades do entretenimento de imersão e inovação.”

Serão colocados à venda 15 mil ingressos à partir de segunda-feira (13) pelo valor de US$ 250, sendo que aqueles que se anteciparem e adquirirem o primeiro lote no dia de abertura das vendas receberão um desconto de US$ 100 no valor.

O ingresso vale para os três dias do evento e permite acesso ao pavilhão principal, com os estandes das empresas, os painéis, debates e outras atividades paralelas nos centros de convenções ligados à E3. Além disso, a E3 terá ainda alguns passes especiais voltados para o público especializado, permitindo acesso a outras áreas restritas como o Business Lounge e outros ambientes e atividades de negócios.

Apesar da positividade do público em relação à ESA – por terem ouvido os clamores e aberto a E3 – a empresa afirmou que fará uma contínua análise desta estratégia e não garante que o mesmo aconteça em 2018. Por isso, se você tiver o sonho de conhecer o evento, é melhor se garantir em 2017.

Para comprar ingressos e saber mais sobre o evento e as empresas participantes, acesse o Site Oficial da E3.

A E3 se mantém como principal evento do ano para a indústria dos games, apesar do abandono de algumas empresas.
A E3 se mantém como principal evento do ano para a indústria dos games, apesar do abandono de algumas empresas.

A relevância da E3 2017 em debate

Ano após ano discutimos sobre a real relevância do evento da E3 para a indústria dos games, já que um certo número de empresas já o abandonou, dentre elas a Activision e a Electronic Arts.

Apesar da evolução contínua da indústria, parece que eventos como a E3, PAX e Gamescon nunca deixarão de ser populares mas, sendo as duas últimas abertas ao público, muito se questionou a respeito das reais inovações de um evento restritivo e fechado, como a Electronic Entertainment Expo.

Nas palavras do vice-presidente Rich Taylor, “acredito que sempre existirão aqueles que terão prazer em questionar os líderes. A E3 mantém uma reputação em todo o mundo como o lugar onde os lançamentos de hardware e software dos videogames acontecem. No ano passado (2016) a E3 gerou mais de 65 bilhões de impressões na mídia em todo o mundo. Isto não acontece sem querer e é um testemunho da força da E3, da sua conexão com os fãs e da posição deste evento para a indústria.”

Complementando a fala de Taylor, segundo a própria ESA, o ano de 2017 e a abertura das portas do evento ao público demonstra o quanto a empresa está atenta e escutando as empresas e os consumidores da indústria.

Apesar das mudanças, a Electronic Arts (EA) já confirmou que realizará seu evento separado e mais distante da E3, sendo que a EA Play 2017 acontecerá entre os dias 10 e 12 de junho, às vésperas do evento da ESA.

O comunicado oficial da EA afirmou que “o evento conectará os fãs aos maiores e mais novos jogos da EA por meio de transmissões ao vivo, conteúdos para as comunidades, competições e muito mais.”

Outra mudança é que a Electronic Arts optou por realizar sua convenção no Palladium, em Hollywood, mais afastado do L.A. Convention Center, local da E3. No ano passado o evento da EA aconteceu no Club Nokia, ao lado das instalações da Electronic Entertainment Expo.

Resta saber a posição de empresas como a EA e a Activision caso o modelo aberto ao público vingue por alguns anos. Podemos somar aí a Nintendo, que abandonou as grandes apresentações no ano passado e se fechou numa Treehouse própria. Será que as mudanças da E3 serão capazes de reaver o interesse perdido destas empresas e seu público?

Fiquemos de olho.