Que os jogos mobile estão ganhando cada vez mais força, principalmente entre os aplicativos para smartphones, ninguém pode negar. Mas uma pesquisa recente da App Annie afirma que os valores devem duplicar até o ano de 2021.

De acordo com a pesquisa, os gastos dos consumidores como aplicativos de jogos devem superar os 100 bilhões de dólares, o que tornará estes aplicativos soberanos entre todos os outros pelos próximos 5 anos.

O investimento total em aplicativos mobile até 2021, considerando todas as lojas de aplicativos dos principais sistemas operacionais, deve alcançar o valor de 139 bilhões de dólares, segundo as projeções da App Annie, o que soma o dobro dos atuais 61,8 bilhões gastos durante todo o ano de 2016. Do total atual, jogos mobile, um mercado em absoluto crescimento, somam 50.4 bilhões de dólares investidos durante o ano passado e devem evoluir igualmente até 2021, cobrindo o investimento total de 105.2 bilhões de dólares.

Apesar dos aplicativos utilitários terem maior número de downloads, jogos mobile já arrecadam mais dinheiro.
Apesar dos aplicativos utilitários terem maior número de downloads, jogos mobile já arrecadam mais dinheiro.

Jogos mobile aumentarão participação nas lojas

Apesar dos aplicativos utilitários não ligados aos games representarem a maior parte dos downloads atualmente e, provavelmente, manterem sua supremacia até 2021, sua contribuição financeira não passará dos 33.8 bilhões em 2021. Estes números fazem sentido quando lembramos que a maior parte dos aplicativos e utilitários mais baixados do mundo, como o Facebook, Whatsapp, Twitter, entre outros, são todos gratuitos.

Quanto aos mercados consumidores, a China, atualmente o mais importante mercado tanto para downloads quanto para valores de consumo, fortalecerá sua posição com aumento da taxa composta anual de crescimento dos 19% para até 24%. Sendo assim, a China sozinha representará 56 bilhões de dólares do total de 130 bilhões que serão gastos com aplicativos em 2021.

Apesar da Índia ser um dos concorrentes mais próximo à China em termos de potencial de mercado devido ao volume populacional, a China ainda se apresenta como o mercado emergente mais poderoso devido ao maior poder aquisitivo relativo da população. Apesar disso, a Índia verá uma explosão no número de aquisições de smartphones na sua população pelos próximo cinco anos, fazendo com que o país ultrapasse os Estados Unidos como o segundo maior potencial de downloads até o ano de 2021.

As projeções da App Annie também apontam que as cinco principais regiões – China, Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul e Reino Unido – devem ampliar sua fatia de arrecadação de 75% em 2016 para 85% em 2021.

Arrecadação de aplicativos para o Android devem superar iOS já em 2017, incluindo jogos mobile.
Arrecadação de aplicativos para o Android devem superar iOS já em 2017, incluindo jogos mobile.

Posição das App Stores deve mudar

A App Store, dos sistemas iOS, é e deve permanecer como o sistema único mais lucrativo de 2016 até 2021, com um total de investimento de 60 bilhões de dólares dos usuários no ano de 2021. Porém a App Annie estima que 2017 será o primeiro ano em que o Android, que já é o líder no número de downloads, também superará o iOS em termos de arrecadação financeira.

Em 2021 a Google Play e lojas semelhantes para o sistema Android arrecadarão 78 bilhões em gastos dos consumidores, com mais de 300 bilhões de downloads. Já a App Store arrecadará 60 bilhões com um total de 42 bilhões de downloads.

Para finalizar, o relatório da App Annie recomenda que os desenvolvedores continuem apostando nos mercados de smartphones já maduros, pois a saturação de aparelhos não colocará em perigo o crescimento de arrecadação das lojas de aplicativos. O número de consumidores gastando com aplicativos não ligados a jogos também aumentarão a taxa anual de arrecadação das lojas de forma semelhante aos games, já que o público se torna cada vez mais aberto a investir dinheiro em aplicativos com modelos de inscrição e compras.

Porém, sem dúvida o foco de investimento deve ser a China, que representará 41% de todo o gasto em aplicativos mobile até 2021.

O relatório completo da App Annie pode ser lido AQUI.