A Square Enix confirmou que a franquia Deus Ex não terá jogos produzidos pelos próximos anos. A decisão que deixou fãs da série com o coração dolorido se deve à recente parceria com a Marvel, da qual devem sair muitos jogos baseados nas franquias de super-heróis.

Parece que as vendas de Deus Ex: Mankind Divided, publicado em 2016, não atenderam as expectativas da Square Enix, que confirmou a informação de que o foco total será nas franquias da Marvel neste momento.

Em Deus Ex: Mankind Divided foram abertas muitas portas e linhas de histórias pelas quais os fãs anseiam conclusões mas, mesmo sabendo que um terceiro game solucionaria estas aflições, parece que os amantes de Deus Ex ficarão órfãos por enquanto. Lembrando que Mankind Divided levou cinco anos para ser produzido e precisou sofrer cortes devido ao aumento inusitado de sua narrativa, podemos imaginar até que a história não venha a receber uma conclusão dentro da mídia dos videogames.

A notícia também desanima por, aparentemente, deixar de lado o tão alardeado projeto Deus Ex Universe, que prometia “um mundo contínuo, expansível e conectado de Deus Ex, construído através de gerações de jogadores”, segundo afirmou a própria empresa alguns anos antes do lançamento do último game.

O último jogo da franquia pecou em não alcançar os números necessários para tornar a série Deus Ex uma das franquias padrão a Square Enix, talvez devido a objetivos superdimensionados.

Apesar disso, Deus Ex: Mankind Divided receberá mais um DLC programado no dia 23 de fevereiro, denominado “A Criminal Past”, que trará outra história standalone para a saga.

Apesar de ser muito bom, Deus Ex: Mankind Divided não superou as expectativas de vendas da Square-Enix.
Apesar de ser muito bom, Deus Ex: Mankind Divided não superou as expectativas de vendas da Square-Enix.

Sem tempo para Deus Ex

Enquanto a Eidos Montreal trabalha no novo jogo da sequência Tomb Raider, supostamente chamado “Shadows of the Tomb Raider” – Informação vazada devido a um PowerPoint esquecido no metrô de Montreal – e com a Crystal Dynamics trabalhando em um jogo baseado nos Vingadores, da Marvel, sobre o qual devemos receber novas informações apenas em 2018, pouco espaço sobra para um novo jogo de Deus Ex.

Com estúdios superocupados em novos projetos, a Square Enix não titubeou a afirmar que: “Apesar de estamos trabalhando na criação de novos conteúdos e updates para Deux Ex: Mankind Divided, focaremos nossos talentos no trabalho da Crystal Dynamics com a Marvel, no The Avengers Project.”