Thumper, trabalho de estreia do estúdio independente Drool, não é fácil de descrever. Essencialmente, trata-se de um jogo rítmico com influências de títulos como Amplitude, Audiosurf e Rez, porém sua premissa única faz com que ele seja diferente de qualquer outra obra do gênero que eu já tenha experimentado.

Você está no comando de um besouro metálico, que luta por sua vida correndo em alta velocidade por uma estrada no espaço. O visual psicodélico, cheio de luzes piscantes, neon e fractais, somado com uma trilha sonora abstrata, marcada por batidas de percussão e sons metálicos, tornam sua jornada tensa e exaustiva.

Mecanicamente, Thumper é um jogo simples. Ao contrário de Rock Band ou Guitar Hero, que usam diversas combinações de botões para criar complexidade, tudo aqui é feito com o controle direcional e um único botão. O jogo é dividido em nove fases, cada uma com diversos estágios que duram de vinte a trinta segundos, e seus objetivos incluem esmagar obstáculos, fazer curvas e voar por cima de espinhos, tudo em uma velocidade frenética. Estes elementos interativos geram sons que, combinados à batida de fundo, criam a claustrofóbica trilha sonora do game.

Embora fazer combos e conseguir pontuações altas em cada estágio seja muito gratificante, você não irá longe se não estiver extremamente concentrado e com a mente descansada. Não há espaço para relaxar: basta um descuido para seu besouro metálico explodir de encontro à alguma parede. Thumper é uma experiência fisicamente exaustiva. Ao final de cada fase, com os olhos lacrimejando e exausto por morrer diversas vezes, não desejava nada além de minha cama e um merecido descanso.

O grande defeito do game fica por conta de sua exagerada duração. Após um determinado ponto ele se torna muito difícil e pouco intuitivo, e a falta de novas ideias faz com que a jornada até o final seja extenuante demais.

Apesar destes fatores, é difícil não recomendar Thumper. Trata-se de uma obra única, com conceitos inovadores que talvez definam o caminho dos jogos rítmicos daqui para frente.


Plataformas: PlayStation 4, PlayStation VR (não testada), PC
Data de lançamento: 10 de outubro, 2016
Desenvolvedora: Drool
Publisher: Drool

Cópia fornecida pelo estúdio