Lançado inicialmente em Julho de 2015, a ideia dos desenvolvedores para Keep Talking and Nobody Explodes foi inspirada na observação do comportamento das pessoas durante a Global Game Jam de 2014.

Eles se concentraram não em quem estava testando os modelos de desenvolvimento do Oculus Rift, mas sim nas pessoas que observavam do lado de fora. O conceito que a Steel Crate Games imaginou era que mesmo as pessoas que não estavam na realidade virtual estivessem interagindo e se divertindo; foi daí que o game, hoje disponível para PlayStation 4 (com suporte ao PlayStation VR), Android, Microsoft Windows e Mac OS Classic, acabou surgindo.

Em Keep Talking and Nobody Explodes, uma pessoa coloca o headset de realidade virtual, enquanto outros, sem headset, acessam, através de uma página na internet ou de uma TV, um manual de regras de como desarmar uma bomba que está dentro do jogo. Há um cronômetro e uma série de puzzles que devem ser resolvidos para evitar a explosão: caso o relógio zere, a bomba explode, e caso o jogador erre três vezes em qualquer quebra-cabeça, também.

Do lado de fora, os jogadores devem entender o que o usuário do VR está vendo para que, através do manual, possam auxiliá-lo a entender a lógica dos puzzles e dar o passo-a-passo de como resolver cada um.

Os quebra-cabeças são bem variados e, conforme você vai desarmando as bombas, outros cada vez mais complexos vão sendo apresentados. Os desafios vão desde descobrir qual fio deve ser cortado até percorrer um caminho em um labirinto. Neste último, por exemplo, quem está na realidade virtual vê apenas um pequeno painel cheio de pontos sem as paredes do labirinto e com duas identificações em pontos específicos, que indicam qual é a configuração correta dentre 9 possíveis. Isso faz com que as pessoas do lado de fora guiem o jogador no VR ao caminho que ele deve fazer.

Os controles são extremamente simples, consistindo em selecionar, desselecionar e rotacionar a bomba para verificar todos os seus detalhes. Trata-se de um jogo muito acessível e, até quem não é um jogador assíduo ou simplesmente não gosta de jogos, consegue se divertir bastante (fizemos o teste com pessoas que declaradamente não gostam de videogames).

Além do modo campanha, onde existe uma progressão gradual na dificuldade das bombas apresentadas, o game ainda possui um modo livre onde você pode selecionar os critérios desejados, como tempo e quantidade de puzzles em cada bomba, o que gera um índice de replay extremamente alto.