Conforme abordado em nosso último podcast, muitos gamers sonham em trabalhar com desenvolvimento de jogos (eu, inclusive). Sabendo disso, o estúdio estreante Greenheart Games, que tem como proposta criar jogos mais divertidos e menos “caça-níquel”, resolveu colocar o jogador para tocar sua própria empresa de games.

Game Dev Tycoon é um simulador que lhe coloca na pele de um empreendedor no início da indústria dos games. Você deve desenvolver sua empresa lançando jogos de diferentes estilos, para diferentes plataformas, e buscar o sucesso.

As qualidades

Simulação simples e realista

Game Dev Tycoon atinge um nível de simulação que faz o jogador sentir-se realmente dentro de uma empresa. É natural criar um senso de urgência quando você vê seu dinheiro indo embora e sua equipe ainda não concluiu o jogo, e você precisará bolar estratégias pensando no que irá abrir mão para poupar despesas, como uma tecnologia ou versões para plataformas de marketshare menor, pois precisa de um retorno rápido para não falir. Muitas vezes será necessário aceitar um contrato de produção para uma grande empresa, para assim atingir um público maior, aumentar sua base de fãs e, futuramente, lançar um grande jogo por conta própria.

Game Dev Tycoon - Screenshot
É necessário correr quando o dinheiro aperta

Conforme seus jogos vão atingindo o sucesso, você conseguirá ampliar sua equipe, melhorar o ambiente de trabalho, evoluir seus profissionais e, principalmente, realizar pesquisas para adquirir novas expertises, e assim utilizá-las no desenvolvimento de jogos futuros.

Curva de aprendizado contínua

O game mostra mensagens de instrução toda vez que alguma novidade é disponibilizada, porém o verdadeiro conhecimento de como fazer uma empresa de sucesso só será adquirido falindo algumas vezes. Você irá aprender com o tempo como bolar sua própria estratégia de lançamentos, a hora certa de criar uma nova engine ou de lançar uma continuação de algum título, pois a crítica pode não receber muito bem continuações atrás de continuações.

Além disso, a gama de possibilidades que a obra lhe proporciona pode lhe jogar para diferentes focos e caminhos na evolução de sua empresa.

Simples e divertido

Game Dev Tycoon não possui comandos complexos ou menus enormes: é tudo muito simples, e a maioria das suas ações é feita com no máximo dois cliques. Sua grande complexidade está na gama de possibilidades estratégicas, que faz com que cada nova empresa iniciada possa ter um destino completamente diferente da outra.

Os recursos são limitados no início do game, que começa em plataformas antigas, como o Comodore 64 e PCs e, conforme a indústria e sua empresa evoluem, diversas novas opções para criação de uma engine, pesquisas, treinamentos para seus funcionários, plataformas e outros recursos são disponibilizados para você.

Game Dev Tycoon - Screenshot
Você pode criar jogos até para PlayStation 4

Todavia, o game não é limitado apenas à criação de jogos. Toda a parte de gestão da empresa está em suas mãos, como escolher o tamanho de seu stand na feira de games “G3”, quando procurar um novo profissional para sua equipe, quem contratar, demitir, dar férias, etc. Tudo isso é feito de forma simples e intuitiva.

Os defeitos

Poucas opções de personalização

Um dos pontos que não compromete, mas poderia ser melhor, são as opções de personalização, tanto do personagem como do ambiente de trabalho. Sim, trata-se de perfumaria, mas seria bem interessante poder definir o ambiente que sua equipe vai trabalhar, ao invés de poder utilizar apenas espaços pré-definidos de acordo com o tamanho de sua empresa.

Início lento

O fato da obra seguir uma linha realista, e dar ao jogador poucas possibilidades e recursos no início, pode ser uma barreira na hora de recomeçar após uma falência. A falta de opções iniciais pode frustrar alguns jogadores mais impacientes.

Visual e trilha sonora

O visual e a trilha sonora são bem simples, com praticamente a mesma música durante todo o jogo, o que o torna um pouco enjoativo em algumas partes.

Um aviso: não tente jogar a versão pirata deste jogo, pois os desenvolvedores colocaram um mecanismo na programação que fará todos os jogos de sua empresa serem pirateados. Fato que, eventualmente, o levará à falência.

Ficha técnica

Plataformas: PC, Mac
Gênero: Simulador
Data de lançamento: 10 de Dezembro, 2012 (no site da empresa) e 29 de Agosto, 2013 (no Steam)
Desenvolvedora: Greenheart Games
Publisher: Greenheart Games