Não é surpresa que card games como Yu-Gi-Oh! Duel Links têm uma certa sinergia com os smartphones, tanto pelo padrão de jogabilidade, baseados normalmente em seleções simples, como por seu formato de jogos não contínuos, – ou seja, um jogo por vez – e, por último, por não existir uma exigência de gráficos ultra complexos para serem bons.

Yu-Gi-Oh! Duel Links chega para iOS e Android, competindo de frente com muitos outros card games que já existem para estas plataformas, entregando uma fidelidade visual e de mecânicas muito condizente aos plots do anime e, obviamente, fiel ao card game em si.

O game transporte o jogador para um mundo virtual onde você pode habilitar e utilizar como avatar os personagens clássicos do desenho, como Yami Yugi e Seto Kaiba. Conforme evolui os personagens você habilita algumas cartas e power-ups a serem utilizados nos duelos.

As mecânicas de Yu-Gi-Oh! Duel Links

A mecânicas do jogo foram simplificadas em relação ao jogo original e a impressão é que essa simplificação tem como principal objetivo tornar os duelos mais rápidos. Dentre as mudanças no novo jogo temos apenas 3 espaços para criaturas e 3 para magias e armadilhas ao invés de 5 nos jogos padrões. Ao invés de 8.000 pontos de vida os jogadores começam com 4.000, e as fases dos turnos foram reduzidas para draw fase, main fase e battle fase ao invés de draw fase, stand fase, main fase 1, battle fase e main fase 2, das regras padrões do card game.

Dentro do jogo você navega por 4 áreas, que possuem NPCs para duelar e alguns locais de interesse, como a loja de cartas, arena de PVP, o portal de duelo, escola de duelos e o estúdio de cartas (onde você edita e personalizar seus Decks).

Os personagens possuem escala de níveis, como explicamos acima, e um “nível de fase” que habilita missões para serem cumpridas, dando itens e bônus, além de, quanto maior a sua fase, mais personagens e funcionalidades são habilitadas no jogo. O Card trader, por exemplo, só é habilitado após a fase 7.

Quero mais cartas!

Dentro do jogo existem algumas formas de se conseguir novas cartas. A primeira delas é habilitando novos personagens, pois ao habilitar um personagem você ganha o deck básico dele e todas as suas cartas. Às vezes, após duelos, passando de nível ou em eventos especiais, você pode vir a ganhar cartas como prêmio. Outra forma de conseguir cartas é trocando com o Card trader, onde você escolhe a carta que deseja dentre algumas opções disponíveis, trocando por itens e moedas que você coleta ao longo do jogo e através da loja. Na loja podemos comprar boosters de cards utilizando dinheiro real, como em quase todo card game, ou com cristais que você ganha completando missões ou duelando no jogo.

Além dos NPCs comuns que encontramos nos cenários, existe também a possibilidade de duelar com personagens clássicos do anime no portal de duelos. O jogo possui um PVP muito bom. Diferente de muitos jogos você consegue encontrar muito rapidamente outros jogadores para duelar, o match making funciona bem e gera, na maioria das vezes, duelos bem balanceados. O PVP possui uma escada de ranking onde o jogador pode subindo ou descer conforme seu desempenho entre vitórias e derrotas contra outros jogadores.