Como proprietário de um PS Vita confesso que já havia abandonado a plataforma, mas fui procurar um FIFA para jogar e descobri que a EA abandonou o console no tão longínquo ano do 2015. Foi quando, em nosso grupo de WannaPlayers do Telegram, recebi a indicação de um dos ouvintes do nosso podcast de um jogo de Vita. Este jogo seria nada menos do que Severed, que estava gratuito na Plus daquele mês.

Não sabia absolutamente nada sobre o jogo quando iniciei minha jornada. Logo de cara fiquei intrigado em entender onde aquele mundo se passava, quem eram aqueles seres estranhos e o que aconteceu com os personagens que me foram apresentados. Essa trama consegue te intrigar e prender ao jogo e vai, aos poucos, te jogando novas peças e informações sobre aquele mundo e seus habitantes.

O mundo de Severed te da uma sensação de hostilidade, de solidão e, ao mesmo tempo, de perigo, o que ajuda a imersão no plot obscuro e opressor do desafio colocado para a protagonista. O visual dos inimigos é estranho, lembrando muito o visual e o ambiente do famoso desenho Samurai Jack.

A trilha sonora é extremamente competente e imersiva, dando ainda mais profundidade ao cenário e atmosfera sombrios do jogo. Recomendo muito que seja jogado com fones de ouvido para melhorar a experiência e imersão no mundo de Severed.

A jogabilidade se foca muito no touch da tela do console e isso funciona de forma bastante positiva. Toda movimentação e combate é realizada em primeira pessoa e a progressão no caminho é feita de sala em sala, dando ao jogador liberdade apenas para girar e interagir, com o touch, com alguns objetos da sala, lembrando um pouco a jogabilidade das dungeons de alguns games antigos da série Phantasy Star.

Ainda sobre a jogabilidade, o combate foi um dos pontos que chamaram a atenção. Quando você encontra um inimigo o jogo pára e fica fechado naquele combate até o término deste, sendo que você pode girar em quatro direções diferentes, porque em muitos momentos você enfrenta mais de um inimigo por vez. Sendo sua arma uma espada, todos os ataques são feitos deslizando o dedo na tela na direção do corte que deseja fazer, porém não será qualquer direção que atingirá o adversário. O jogo possui uma boa variedade de inimigos e cada um possui características de ataque diferentes, assim como defesas diferentes e, na maioria das vezes, as direções dos seus ataques devem desviar a defesa do inimigo para que você consiga atingi-lo.

Claro que os inimigos também te atacam e, para se defender dos ataques, na grande maioria dos casos, você deve traçar um ataque na direção oposta, no tempo certo, para bloqueá-lo. Em combates onde você enfrenta mais de um adversário ao mesmo tempo, é preciso ficar sempre atento a um indicador que mostra quando um dos inimigos, inclusive o que não está na sua frente no momento, irá desferir um golpe, forçando-o a alternar entre os adversários para bloquear e atacar de forma efetiva todos os inimigos que estão no combate.

Ao destruir um adversário você tem a oportunidade de decepar parte de seu corpo, dependendo  do inimigo a parte é diferente, como braços, asas, olhos, tentáculos e por aí vai. Essas partes basicamente são utilizadas no sistema de evolução do jogo, você as utiliza para melhorar e adicionar habilidades aos seus itens, como sua espada e outros que você adquire no decorrer do game.


E falando em progressão, Severed possui uma certa inspiração em jogos estilo metroidvania. Conforme o jogador explora aquele mundo, encontrará várias portas e locais a princípio inacessíveis. Alguns você abre resolvendo “puzzles” daquele mesmo local e outros você consegue habilitar coletando certos itens dentro da progressão do jogo, fazendo com que muitas vezes você tenha que voltar a um local já visitado, podendo acessar uma nova área daquele lugar.